Notícias

Área de RH alinhada com a transformação digital

A transformação digital e a forma como está a mudar a gestão das pessoas nas empresas, com os correspondentes desafios que coloca aos gestores de recursos humanos. Fernando Amaral, chairman e CEO do Sendys Group comenta sobre este tema, na Revista Human.
Área de RH alinhada com a transformação digital

O ‘chairman’ e ‘chief executive officer’ (CEO) do Sen­dys Group, Fernando Amaral, vê «a área de RH alinhada com a transformação digital que tem vindo a ace­lerar as nossas vidas e as das empresas», explicando que «para além de melhorar a forma de trabalharmos, torna as empresas mais eficientes, e deve também apoiar a adaptação dos colaboradores ao modo de pensar digital, já que em qualquer transformação organizacional o principal alicerce são as pessoas».

No entanto, defende, «transformação digital não é apenas sobre tecnologias, é sobretudo sobre a experiência que estas podem oferecer às pessoas, sendo que quanto maior for a aproximação entre a tecno­logia e as suas necessidades, maior será a qualidade das funções e das tarefas desempenhadas». Para o responsável, «as tecnologias certas podem introdu­zir uma dinâmica organizacional mais transparente e até estreitar relações de cooperação entre os co­laboradores».

Assim, «os RH devem olhar para todos os processos, perceber as ineficiências e introduzir tecnologia para os melhorar ou até substituir, e deixar de des­pender tempo e energia com funções administrati­vas, canalizando os seus esforços para a gestão das pessoas», faz notar Fernando Amaral, acrescentan­do ainda: «Para que a transformação digital traga mudanças positivas efetivas a uma empresa, é pre­ciso envolver as pessoas e fazê-las encarar este pro­cesso como uma oportunidade de melhoria, e que pode envolver confiança, autonomia, espaço, cresci­mento, entre outros aspetos. Essas melhorias devem ser visíveis no dia-a-dia. Só assim farão com que as pessoas fiquem mais comprometidas com a em­presa e com a evolução do negócio. Se antes o foco estava nos processos, agora o objetivo é melhorar a produtividade, a satisfação, o compromisso com a empresa e o trabalho em equipa, e aqui a tecnologia dá um grande impulso.»

 

LER NA ÍNTEGRA

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER SENDYS

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.