Notícias

Vantagens da Cloud para Empreendedores (e não só!)

"Se a simplicidade, eficiência, disponibilidade imediata, escalabilidade, baixo preço e o facto de possibilitar a experimentação sem compromisso seduzem os empreendedores, há outros fatores de peso que tornam aliciante a cloud como solução para startups (e não só!). Para este artigo reuni seis que me parecem essenciais."
Vantagens da Cloud para Empreendedores (e não só!)

Millennial. É esta a geração à qual pertence a esmagadora maioria dos empreendedores que hoje abrem pequenos negócios e criam startups. E isso diz-nos tudo sobre a forma como os seus fornecedores se têm de posicionar para continuarem a ser considerados por esta geração que é, porventura, a mais bem formada, exigente e peculiar de sempre.

São eles que, antes de qualquer decisão, estudam o mercado, comparam preços, consomem de forma racional, evitam o crédito e, acima de tudo, preferem partilhar ou alugar, em vez de possuir. Não podemos ignorar ainda o facto de terem crescido com a internet, numa era globalizada, de mobilidade e sem fronteiras.

Esta breve caraterização da ‘generation me’, como também é conhecida, associada ao acelerado desenvolvimento tecnológico, obriga hoje as empresas de tecnologias de informação a oferecerem soluções muito diversas das já distantes cadeias produtor-distribuidor-implementador. Estas, são hoje arcaicas, como o previ há já mais de década e meia.

Mais do que pensarmos em futuro, é na cloud (ou nuvem, se preferirem) que já reside o presente das soluções tecnológicas para PME e startups, nomeadamente soluções de software de gestão. Se até há pouco tempo a oferta ficava por uma simples solução de faturação, hoje é bem mais robusta, e já existem autênticos ERP disponíveis na cloud, muitos deles com o licenciamento do software como um serviço (SaaS).

Os serviços na cloud são especialmente indicados para empresas que não têm um departamento de TI específico, como é o caso da maioria das startups. O investimento na cloud é uma forma simples e eficaz de garantir os serviços em funcionamento com alta performance, agilidade e flexibilidade. Mas são ainda muitos os empresários que não conhecem verdadeiramente como funcionam os serviços cloud e quais as suas vantagens, apesar de se notar a sua preocupação na procura por uma infraestrutura de TI mais eficiente, de baixo custo e que permita um ambiente mais produtivo.

OS SERVIÇOS NA CLOUD SÃO ESPECIALMENTE INDICADOS PARA EMPRESAS QUE NÃO TÊM UM DEPARTAMENTO DE TI

Se a simplicidade, eficiência, disponibilidade imediata, escalabilidade, baixo preço e o facto de possibilitar a experimentação sem compromisso seduzem os empreendedores, há outros fatores de peso que tornam aliciante a cloud como solução para startups (e não só!). Para este artigo reuni seis que me parecem essenciais.


ECONOMIA:

Será que empreendedores e startups querem investir em servidores e equipas altamente qualificadas, apenas para enunciar os mais evidentes? A terceirização destas competências para um serviço cloud é a solução adequada, permitindo economizar valores consideráveis, enquanto desfruta da qualidade e fiabilidade de um serviço cloud. Isto, para além de permitir contratar mais serviços ou capacidade de armazenamento em função do crescimento do negócio. Só se pagam os recursos consumidos.


FOCO:

Através de soluções cloud, equipa de gestão e colaboradores da startup podem focar-se no que mais importa: a melhoria da experiência do utilizador e o crescimento do negócio. Acabaram-se os tempos de preocupação com a estabilidade do sistema tecnológico, hoje, a base essencial da esmagadora maioria das startups.


VELOCIDADE:
A diferença entre identificar a solução mais adequada e a sua implementação podem ser os breves minutos que demora a configuração inicial. E essa é a velocidade do sucesso de qualquer startup ou novo negócio, bem como está plenamente alinhada com o mindset imediatista dos empreendedores millennial.


ESCALABILIDADE E COSTUMIZAÇÃO:
Independentemente da velocidade de crescimento do negócio, um serviço cloud é incrementado à velocidade das necessidades da empresa, permitindo escalar e customizar os serviços em função desse crescimento. Flexibilidade é a palavra de ordem para empresas que estão num ritmo exponencial de crescimento.


SEGURANÇA:
Backup e redundância da informação são assegurados pelo prestador do serviço cloud que monitoriza constantemente os acessos, prevenindo algum possível ataque à informação da empresa. Acabaram-se as licenças de onerosos e complexos sistemas de segurança e a contratação de especialistas nesta matéria.

MOBILIDADE:
Qualquer aplicação cloud está preparada para os maiores desafios. Disponibilizar acesso e possibilidade de partilha da informação detalhada da empresa de forma segura em qualquer local, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, desde que tenha acesso à internet, é uma vantagem inquestionável nos dias que correm.

Poderia enumerar mais argumentos. Muitos poderiam pensar tratar-se de argumentos de venda de serviços cloud. Na verdade não o são. São apenas exigências que os novos empreendedores (millennials e não só) não dispensam no momento de contratar tecnologias de informação.

 ________________________________________

Fernando Amaral é Presidente e CEO do Grupo Sendys, detentor das empresas SENDYS, ALIDATA, LABSEAL, MARCA CRIATIVA, MASTERSTRATEGY, SEAL ANGOLA, SEAL MOZ e SORT.

Com inúmeros investimentos na internacionalização das suas empresas e marcas, presentesem mais de 20 países, desde PALOP, EMEA, Emirados Árabes Unidos, América Latina, Estados Unidos da América, entre outros. Com mais de 20 anos de experiência em Software de Gestão, Fernando Amaral possui ainda experiência em Consultoria, com especial destaque para os sectores Financeiro, Administração Pública, Indústria Transformadora, Distribuição, Serviços e Construção. Nestas áreas tem desenvolvido os mais variados temas, incluindo a definição e implementação, redesenho de processos e desenho organizacional.

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER SENDYS

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.