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Rodrigo Bernardo, CSO da Sendys em entrevista à DO it!

Entrevista pela revista DO it! a Rodrigo Bernardo, Chief Sales Officer da Sendys, após a sua intervenção no evento CLICKSUMMIT sobre a eficácia comercial e a relação com o marketing e a tecnologia.
Rodrigo Bernardo, CSO da Sendys em entrevista à DO it!

DO it!: Quais foram os seus objetivos na partilha que efetuou nesta edição do Click Summit?
Rodrigo Bernardo: Sensibilizar os participantes de que é fundamental possuir-se uma elevada capacidade de adaptação para prosperar no atual contexto. Discursos estilo "cassete" já não são eficazes.
Competência para saber vender é cada vez mais uma skill importante e transversal. Torna-se cada vez mais urgente consciencializar a sociedade para a importância da dignificação do estatuto desta profissão, a qual integra um conjunto muito extenso e exigente de artes e ciências.
As Universidades ainda têm um grande caminho a percorrer para uma ajuda efetiva nesta área. Reconheço que não é fácil, mas torna-se cada vez mais decisivo para a Economia de Portugal, saber preparar convenientemente jovens que se mobilizem e motivem para abraçar a profissão de vendedor. Vender está em todo o lado!
O meu testemunho é significativo. Engenheiro de formação, quando ingressei nesta atividade de vendas como Chief Sales Officer do Sendys Group, muitos dos meus colegas, quase tinham pena de mim. Hoje veem que a minha opção de vida tem muito de gratificante, onde a rotina não entra, onde a inovação está presente, a gestão, a psicologia, o marketing, as tecnologias e muitas outras dimensões, fazem parte do meu dia-a-dia.

DO it!: Durante a sua apresentação no Click Summit, referiu que é fundamental que o marketing e as vendas trabalhem em conjunto. Quais as vantagens dessa interdependência?
RB: O mercado é implacável com as empresas que não o conhecem verdadeiramente, e não sabem adequar as suas propostas de valor, aquilo que é verdadeiramente importante.
É fundamental que exista integração estratégica e tática entre vendas e marketing. A minha experiência profissional demonstra-me que só há vantagens na existência de conhecimento do terreno pelo marketing e entendimento da equipa de vendas sobre a estratégia que dá suporte às ações de marketing.

Ainda recentemente integrei a equipa que ia produzir o website da empresa e tenho a certeza de que dei uma boa contribuição para a qualidade do mesmo.

DO it!: Partilhe uma mensagem para os profissionais de vendas.
RB: Decidam e escrevam o vosso PROPÓSITO. Mantenham-no presente e ativo.

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