Notícias

Novos desafios para a liderança

A terceira edição dos «Fórum de Líderes para a Gestão do Talento», da revista «human», realizou-se este ano a 22 de fevereiro, uma vez mais no Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Cerca de duas dezenas de oradores e mais de uma centena de participantes fizeram do evento um verdadeiro sucesso.
Novos desafios para a liderança

Lançado em 2016 pela revista «human», o «Fórum de Líderes para a Gestão do Talento» tem vindo a abordar temas de vanguarda no que diz respeito à liderança e à gestão do talento nas organizações. Reúne anualmente um leque alargado de protagonistas do mundo corporativo.

Na primeira edição, o tema genérico foi «Imaginação, igualdade e empreendedorismo». Já na segunda a opção foi «O futuro do trabalho, dos negócios e das empresas».

Para 2018, o tema escolhido é «Os novos desafios da liderança», com três tópicos principais («Liderar projetos e gerir pessoas no mundo digital»; «A liderança e as novas gerações no mundo do trabalho»; Responsabilidade social dos líderes e das empresas»). José Bancaleiro, ‘managing partner’ da Stanton Chase em Portugal, um dos nossos mais conceituados profissionais de recursos humanos e da gestão do talento, foi o ‘keynote speaker’ do evento, com uma intervenção sobre o tema «Gestão de talentos: tendências e incertezas».
Esta intervenção foi pensada tendo em conta que se aproximam «tempos de grande mudança», como referiu o próprio, acrescentando: «Um conjunto de tecnologias estão a chegar à fase de ‘democratização’ e vão ter um enorme impacto nas formas de trabalho e no modo como as pessoas são geridas. Expressões como ‘inteligência artificial’, ‘robotics’, digitalização’, ‘gamification’, ‘HR analytics’, ‘remote teams’, ‘remote jobs’, entre outras, vão revolucionar a forma de como as pessoas serão geridas. Neste ambiente, a gestão de talentos será uma capacidade distintiva e terá de estar embutida em toda a organização.»

Seguiram-se dois painéis de debate, um subordinado ao tema «Liderar projetos e gerir pessoas no mundo digital» e outro denominado «A liderança e as novas gerações no mundo do trabalho». Com estes dois painéis ficaram concluídos os trabalhos da manhã.

A seguir ao almoço intervieram Anabela Chastre, ‘coach’ e oradora motivacional, e Pedro Ramos, diretor de recursos humanos do Grupo TAP Air Portugal, numa sessão especial denominada «Os líderes super-heróis». Conforme defenderam, «os líderes do futuro deverão ter uma multiplicidade de competências que cada vez mais a liderança requer». Serão por isso «autênticos super-heróis».

A fechar o evento, realizou-se o terceiro painel de debate, que teve como tema «Responsabilidade social dos líderes e das empresas».

Uma vez mais, o «Fórum de Líderes para a Gestão do Talento» teve acompanhamento de ‘graphic recording’, assegurado pela UpSideUp, de Daniel Lança Perdigão. SLOT Recursos Humanos, Católica-Lisbon e Ticket Portugal foram os patrocinadores.

Nas intervenções estiveram representadas as seguintes instituições: Stanton Chase, Alcatel Lucent Enterprise, Dell, Consulting House, TomTom, ATREVIA, Science4You, Super Bock Group, Bosch, Primavera BSS, You-Up – The Coaching Company, Grupo TAP Air Portugal, Attitude Academy, DHL Parcel, eSolidar, Sendys Consulting, Laboratório de Investimento Social e a revista «human» (editada pela Just Media).

 

Intervenientes

Keynote Speaker

- José Bancaleiro, Managing Partner da Stanton Chase Portugal

Painel 1: Liderar projetos e gerir pessoas no mundo digital

- Pedro Dias, Country Manager da Alcatel-Lucent Enterprise em Portugal

- Gonçalo Ferreira, General Manager Commercial (Spain & Portugal) da Dell

- Ricardo Vargas, Chief Executive Officer (CEO) da Consulting House

- Sofia Veríssimo, Country Manager da TomTom Ibéria

- Ana Margarida Ximenes, Presidente da ATREVIA Portugal (moderadora)

Painel 2: A liderança e as novas gerações no mundo do trabalho

- Miguel Pina Martins, Fundador e CEO da Science4You

- Tiago Brandão, Responsável pelo Projecto do Hub Criativo do Beato do Super Bock Group

- Carlos Ribas, Representante da Bosch em Portugal

- José Dionísio, Co-Fundador e Co-CEO da Primavera BSS

- Ana Teresa Penim, Co-Fundadora da YouUp – The Coaching Company (moderadora)

Sessão Especial

- Anabela Chastre, Coach e Oradora Motivacional, Attitude Academy

- Pedro Ramos, Diretor de Recursos Humanos do Grupo TAP Air Portugal

Painel 3: Responsabilidade social dos líderes e das empresas

- Jorge Oliveira, Diretor Geral da DHL Parcel

- Marco Barbosa, Fundador e CEO da eSolidar

- Pedro Amaral, Managing Director da Sendys Consulting

- António Miguel, Fundador e Diretor Executivo do Laboratório de Investimento Social

- António Manuel Venda, Diretor da Revista «human» (moderador)

 

Fonte: Revista Human

LER NA ÍNTEGRA

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER SENDYS

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.