Notícias

«As nossas soluções estão em constante desenvolvimento.»

Pedro Amaral em entrevista à Revista Human, fala sobre as soluções tecnológicas, em particular na área de Recursos Humanos. Com posições de liderança em empresas do Sendys Group, Pedro Amaral fala das soluções tecnológicas que apresentam ao mercado, focando-se na área de recursos humanos (RH).
«As nossas soluções estão em constante desenvolvimento.»

Pedro Amaral assinala que procuram «antecipar ou responder às necessidades das empresas», visando «mais-valias ao nível da produtividade, da agilidade, da acessibilidade e da centralização da informação, assim como da poupança de tempo e recursos, mas principalmente trazer benefícios para os colaboradores».

Revista Human: Qual é a vossa aposta em termos de soluções tecnoló­gicas para a área de RH?
Pedro Amaral: A nossa aposta assenta em soluções completas e modu­lares, totalmente integradas, que permitam fazer a ges­tão operacional de todas as áreas de RH (e não só) de forma eficiente. A integração total das aplicações permi­te economizar tempo, evitar a duplicação de tarefas e a dispersão da informação, proporcionando uma visão global de todos os processos da empresa. O ‘software’ Sendys é um sistema modular e totalmente integrado, escalável, que permite a implementação e a organiza­ção dos módulos de acordo com as necessidades de cada empresa. Dentro da área de RH, avaliação de de­sempenho, recrutamento e seleção, retenção de talen­tos, portais ‘web’ do colaborador, gestão de processos com ‘workflows’, gestão documental e ‘dashboards’ diversos que permitam a leitura rápida de indicadores­-chave, são as soluções em que estamos a apostar.

Revista Human: Qual é o peso dessas soluções em termos do vosso ne­gócio global?
Pedro Amaral:Temos uma oferta de soluções de gestão bastante abran­gente. Em 2017 as soluções para a área de RH representa­ram 16% do nosso negócio, mas prevemos crescer já este ano como resultado das inovações que introduzimos e que estão a captar grande interesse no mercado.

Revista Human: Como foram construídas essas soluções e que mais­-valias podem trazer às empresas?
Pedro Amaral: As nossas soluções estão em constante desenvolvi­mento e são construídas mediante análise permanente à evolução do mercado, de forma a antecipar ou res­ponder às necessidades das empresas. As mais-valias para as empresas são ao nível da produtividade, da agilidade, da acessibilidade e da centralização da in­formação (visão global de todos os processos da em­presa), assim como de poupança de tempo e recursos, através da agilização de tarefas e da simplificação de processos, mas principalmente trazem benefícios para os colaboradores, o recurso mais valioso dentro das empresas, pois deles depende toda a sua atuação. As nossas soluções de ‘software’ são também instrumen­tos de suporte à atração, ao envolvimento, à capacita­ção e à retenção de talento, introduzindo eficiência e agilidade nos processos e integrando todas as informa­ções num único sistema.

Revista Human: Que tendências destaca em termos de suporte da tec­nologia na gestão das pessoas?
Pedro Amaral: 
A tecnologia é atualmente o maior aliado na gestão de pessoas. É mesmo uma parceira estratégica na evolu­ção da área de RH, pois permite gerir procedimentos com maior eficiência e melhorar a experiência do co­laborador no dia-a-dia, diminuindo tarefas e barreiras burocráticas e aumentando o seu compromisso com a empresa. Ela pode automatizar rotinas e processos ma­nuais, aumentar a produtividade e fornecer informa­ções em tempo real para tomadas de decisão conscien­tes e informadas. A gestão de pessoas é atualmente um dos maiores desafios das organizações. Poder suportar todos os processos associados em ferramentas de pro­dutividade competentes é uma das prioridades das empresas. Assim, enquanto produtores de soluções, somos um aliado estratégico e conseguimos mesmo redesenhar e ajustar determinadas funcionalidades e processos, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, cada cliente, cada sector de ativida­de, entre outros fatores.

Revista Human: Qual é a vossa estratégia para o mercado português ao nível da distribuição destas soluções?
Pedro Amaral:  
A nossa estratégia assenta no relacionamento próximo com o cliente. Só assim é possível entendê-lo e res­peitar as suas necessidades. Construímos relações de grande proximidade, baseadas na disponibilidade e na comunicação transparente, o que nos permite oferecer um serviço personalizado de excelência. Temos uma oferta única em Portugal e estamos na vanguarda da oferta de soluções de ‘software’ de gestão integradas, mas também oferecemos um vasto leque de serviços complementares, o que nos coloca numa posição ím­par na oferta de soluções globais de TI [tecnologias de informação] para empresas. O Sendys Group integra as duas primeiras ‘software houses’ portuguesas (Alidata e Sendys), que acumulam experiência e competências, com muitas provas dadas.

Revista Human: E fora de Portugal, como estão a atuar?
Pedro Amaral:  Fora de Portugal, nos países onde temos escritórios, atuamos diretamente em todas as fases, desde o levan­tamento da oportunidade até ao fecho e ao suporte. Nos países onde não temos escritórios, trabalhamos as opor­tunidades a partir de Portugal ou deslocamos pessoas e equipas de acordo com as necessidades. Nestes países, e ao nível das soluções de RH e de outras componentes de ERP [‘enterprise resource planning’], entramos atra­vés de clientes que vão para esses países ou já aí estão, mas trabalhamos sempre diretamente, sem intermediá­rios, e deslocamo-nos para implementação de projetos, sendo o suporte técnico feito a partir de Portugal.

Revista Human: Estas soluções têm reflexo internamente na gestão das vossas pessoas?
Pedro Amaral:  Sim, claro. É também uma das melhores formas de per­cebermos a sua aceitação, o reflexo na felicidade das pessoas e até as possibilidades de melhoria.

Percurso & Perfil

Pedro Amaral

Com duas décadas de experiência em ‘software’ de ges­tão, Pedro Amaral lidera a Sendys Consulting, que integra o Sendys Group com diversas outras empresas: Alidata, Labseal, Marca Criativa, Masterstrategy, Seal Angola, Seal Moz e Sort. Iniciou a sua carreira profissional como con­sultor informático, na Capgemini Portugal, em 1998. ‘Managing director’ da Sendys (sede em Lisboa) desde 2010, é ainda ‘managing partner’ da Alidata (sede em Leiria). Em 2015 acompanhou o nascimento da ‘start-up’ Labseal, em Cernache do Bonjardim, transmitindo junto da equipa responsável as melhoras práticas de gestão, com o obje­tivo de funcionar como laboratório de desenvolvimento de soluções inovadoras na área ‘mobile’. Em 2016, esteve envolvido na criação do Sendys Group, após a necessi­dade de uniformizar a identidade das várias empresas, assumindo a liderança juntamente com Fernando Amaral, o ‘chairman’, no desenvolvimento da imagem, do conceito e do ‘rebranding’ das empresas. Assumiu ainda funções na implementação da estratégia de internacionalização das soluções de ‘software’ do grupo, sendo responsável pelos mercados de Angola e China. A experiência adqui­rida, aliada ao conhecimento dos mercados nacional e internacional, permitiu-lhe a colaboração em projetos de grande relevo em mais de duas dezenas de países nos cinco continentes. Atualmente, como ‘managing director’ da Sendys Consulting, é responsável pela gestão das equipas de desenvolvimento, projetos, suporte e vendas das solu­ções de ‘software’ de gestão, assegurando a qualidade, a eficiência e o cumprimento da implementação das mes­mas. É licenciado em «Engenharia e Informática de Ges­tão» pelo ISLA, atual Universidade Europeia, em Lisboa.

 

LER NA ÍNTEGRA

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER SENDYS

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.