Notícias

Alerta de segurança informática – A sua empresa está protegida?

Nas passadas semanas fomos surpreendidos por ataques informáticos à escala global, por isso alertamos para os riscos e fazemos algumas recomendações. O SENDYS GROUP possui uma equipa competente e experiente que pode criar na sua empresa políticas de segurança da informação, fornecer orientações técnicas, ferramentas e métodos preventivos para reduzir o risco, tal como procedimentos para lidar com qualquer problema que possa ocorrer.
Alerta de segurança informática – A sua empresa está protegida?

A informação da sua empresa está cada vez mais exposta a ameaças, já que basta estar ligado à internet para estar vulnerável.
Chegámos ao ponto em que a segurança digital é determinante para a sua empresa e o seu negócio.

OS RECENTES ATAQUES INFORMÁTICOS - O que aconteceu?

Afetaram inúmeros países, nomeadamente Portugal, e empresas de diversos setores, tendo sido ativados todos os planos de segurança em colaboração com as autoridades competentes. Tratou-se de um ataque global sem precedentes, um Ransomware (tipo de vírus - malware) da família "Wanna", que foi batizado de "WannaCry".

Um ransomware é um software malicioso que encripta os ficheiros e pede um resgate em dinheiro para os desencriptar. Este ransomware é totalmente novo porque usa a rede para se espalhar e infiltrar nos computadores.

Estima-se que este ataque tenha conseguido infetar mais de 300 mil computadores em mais de 150 países.

O QUE FAZER SE FOR INFETADO?

Os utilizadores devem estar atentos a qualquer mensagem que alerte para a encriptação de dados informáticos, seguida de um pedido de resgate. Caso surja esta informação, deve desligar de imediato os computadores para evitar que a encriptação seja concluída e contactar o seu apoio informático.

Este ransomware pode ser recebido através de um ficheiro anexável a um documento ou imagem, e o melhor método é estar atento a tudo o que recebe. Com este tipo de vírus já não se trata só de clicar em links no corpo de email, mas sim de ficheiros que se anexam a outros de forma automática.

RECOMENDAÇÕES

Para reduzir drasticamente o risco de infeção e tentativas futuras, é fundamental que o seu computador (sistema) esteja devidamente protegido:

  • Firewall ativa;
  • Antivírus atualizado;
  • Sistema operativo atualizado;
  • Cópias de segurança dos dados (redundantes e desligadas da rede).

Deve evitar:

  • Clicar ou fazer download de qualquer link ou documento suspeito recebido por email ou pelas redes sociais;
  • Abrir qualquer email com origem duvidosa ou desconhecida, que possua anexos suspeitos, ou até com títulos estranhos vindo de um conhecido.

Saiba como o podemos ajudar a proteger a sua informação. Podemos fazer um diagnóstico na sua empresa!

CONSULTE-NOS!

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER SENDYS

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.